Dicas de Alimentação

- Dicas de como aumentar a imunidade e o Alto Astral

Vejam aí o vídeo da Flávia Flores falando sobre a nova alimentação dela que incluem muito mais frutas, verduras e integrais; redução drástica de açúcar e sal; folhas verdes com frutas ricas em vitamina C; além do cogumelo shitake, que comendo de olhos fechados não faz mal a ninguém.





Olha lá o vídeo que passou no "Bem Estar":

http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/v/flavia-da-dicas-de-como-aumentar-a-imunidade-e-o-alto-astral/2627555/


 

- Dicas da minha Nutricionista:




- Principal:

Beber Muuuuita Água! Vai bebendo aos pouquinhos, vai dando seu jeito... mas bebe!





- Evitar:
- vegetais crus
- carnes cruas - nada de sushi!
- alimentos integrais (quem tem intestino preso)
- bebidas com gás - Adeus refri!
- bebida alcoólica
- crustáceos: camarão, lagosta (lamentável!) : (
- fritura, gorduras - Importante!
- frutas (laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, maracujá), alimentos que estejam azedos devem ser evitados - Esse eu não sigo muito, pois eu tomo os meus super-sucos que contém laranja-lima e uso limão também eventualmente.
- 2 dias antes da quimioterapia até 2 dias depois, não comer carne vermelha. Apenas branca.

  Coquetel Laxante:
             
 - Suco de laranja lima – 200 ml
 - 1 fatia de mamão ou 3  a 4 ameixas
 - 1 colheres de sopa de aveia
 - 1 colheres de creme de leite
 Bater e tomar diariamente – se intestino estiver preso.
               


Suco para náuseas:
- Suco de maçã com água de coco (150 ml)
- Gengibre 2 g
- Bala extra forte sabor eucalipto (meia bala)
- pedras de gelo
               
                





Para boca ferida:(já usei esse e funciona)
Fazer um chá com gengibre. Deixar esfriar, por na geladeira para gelar um pouco e fazer bochechos.

- Dica da mamãe:

Suco alto astral (tomo diariamente pela manhã)

1 folha de couve 
1 laranja lima (pode ser da "normal") cortada em 4 só tirando a casca, deixando a película branca 
2 maçãs 
1 cenoura 

Picar tudo e centrifugar (não é necessário nem adoçar nem coar) ou bater no liquidificador com água suficiente (ou suco de uva integral) para movimentar as frutas e verduras. Coar para extrair o suco docinho e indicado para um começo de dia em alto astral!  
Pode variar com beterraba, pêra ou outra folha verde como espinafre.

- Dica do site da www.oncoguia.org.br:


  • 15 Alimentos que Aumentam a Imunidade:

  • 1. Açaí Considerado como super alimentos, assim como o mirtilo, o açaí é rico em antioxidantes, que podem ajudar o organismo a combater o envelhecimento, além de várias doenças. O açaí pode ser encontrado geralmente na forma de suco ou creme, e pode ser consumido com granola.
  • 2. Alho - Oferece vários antioxidantes responsáveis por combater os invasores do sistema imunológico. Entre os alvos do alho estão algumas bactérias associadas às úlceras e ao câncer de estômago. Dica culinária: Descasque, pique e deixe o alho descansar por 15 minutos antes de utilizá-lo na comida, isso ajuda a melhorar o seu desempenho em nosso organismo.
  • 3. Amêndoas - Um punhado de amêndoas é capaz de proteger seu sistema imunológico dos efeitos do estresse. A dose recomendada de ¼ de xícara por dia, já supre 50% da quantidade de vitamina E recomendada. Além disso, as amêndoas possuem Riboflavina e Niacina, vitaminas do complexo B que também ajudam na recuperação dos efeitos do estresse.
  • 4. Batata Doce - Como a cenoura, a batata doce contém beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres prejudiciais. A batata doce também possui vitamina A, que ajuda a diminuir o processo de envelhecimento, além de reduzir o risco de alguns tipos de câncer.
  • 5. Brócolis - Fáceis de encontrar no mercado, ajudam a melhorar o sistema imunológico, possuem nutrientes que protegem o corpo contra alguns danos. Também é rico em vitaminas A, C e glutationa. Experimente comer brócolis com queijos magros, e assim obter um prato rico em vitaminas B e D.
  • 6. Chá Verde ou preto? Com cafeína ou descafeinado? Tanto faz. Ambos possuem polifenóis e flavonoides, que ajudam a combater diversas doenças. Estes antioxidantes procuram os radicais livres que danificam as células e as destroem.
  • 7. Champignons - Apesar de pobre em nutrientes, os cogumelos são ricos em antioxidantes e em selênio, que ajudam a evitar gripes. Os champignons, além de serem ricos em vitaminas do complexo B, que ajudam a aumentar a imunidade do corpo, também tem efeitos antivirais, antibacterianos e antitumorais.
  • 8. Espinafre - Considerado um “super alimento”, o espinafre é rico em nutrientes, como o ácido fólico, que ajuda o corpo a produzir novas células e reparar o DNA, além de possuir fibras, antioxidantes, vitamina C, entre outros benefícios. Coma espinafres crus ou levemente cozidos para obter ao máximo os benefícios desse legume.
  • 9. Gérmen de Trigo - O gérmen de trigo é a parte do trigo que têm mais nutrientes. Além de zinco, antioxidantes, vitaminas do complexo B entre outras vitaminas e minerais essenciais. O gérmen de trigo também oferece proteínas, fibras e gorduras boas. Tente substituir parte da farinha em receitas do dia a dia por gérmen de trigo.
  • 10. Iogurte Desnatado - Um copo diário pode reduzir suas chances de pegar um resfriado. Procure rótulos que indicam a presença de “culturas vivas e ativas”. Alguns pesquisadores acreditam que o iogurte pode ajudar a melhorar o sistema imunológico.
  • 11. Melancia - Hidratante e refrescante, a melancia também possui um potente antioxidante: a glutationa. Conhecida como grande aliada para ajudar a fortalecer o sistema imunológico para que este possa combater diversas infecções, a glutationa é encontrada na parte vermelha da fruta, perto da casca.
  • 12. Ostras Afrodisíaca? Estimulante do sistema imunológico? Ambos, graças ao zinco, que, quando ausente no organismo, pode causar infertilidade masculina. O zinco também é muito importante em várias tarefas do sistema imunológico, como a capacidade de curar feridas.
  • 13. Repolho - Outra fonte de glutationa. Além de barato, o repolho é facilmente encontrado. Experimente adicionar repolho em sopas e outros pratos para aumentar o valor nutricional de sua refeição.
  • 14. Sabugueiro (Elderberry) - Um remédio popular antigo, extraído desses frutos, apesar de pouco estudado, parece inibir o vírus da gripe, além de ajudar na recuperação de seus sintomas. A própria fruta é rica em antioxidantes e pode ser capaz de combater inflamações.
  • 15. Toranjas (Grapefruit) - As toranjas possuem grande quantidade de vitamina C, que ajudam a nos proteger de gripes e resfriados. Além disso, as toranjas possuem flavonoides, compostos naturais que também ajudam a melhorar o sistema imunológico. O consumo de toronjas deve ser supervisionado por seu médico já que pode interferir em diferentes tipos de tratamentos que utilizam medicamentos. 
             

5 comentários:

  1. Olá! Estive no curso na Oncovida hoje, dia 04 de maio, e a conheci. Achei você uma bonequinha...
    Fiz bochecho com bicarbonato de sódio e também ajudou bastante a acabar com as tão temidas aftas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada colega!
      Se elas se atreverem a aparecer de novo, já terei outra arma para exterminá-las. Valeu!

      Excluir
  2. dicas ótimas! sempre tenho gengibre em casa, pra mim é um santo remédio...

    ResponderExcluir