terça-feira, 30 de abril de 2013

Meditação – isso dá um estresse...


Eu que pensava ser “cabeça ôca” crônica. Meu principal passa tempo era ficar estátua, sem pensar em nada, fazer coisa alguma, desligar os ouvidos, falar tampouco, fechar os olhos ou ficar olhando em um ponto fixo, sem nada ver, e, então, ficar assim ao sabor do tempo... Eis que pensava ser a pessoa ideal para embarcar na onda da meditação.

AAAUUUUU.....
Meditação não é isso? Desligar do mundo, relaxar, silenciar a mente, aquietar, controlar a respiração... essas coisas aí?

Parecia muito fácil para mim. Ainda mais agora que estou com o tempo destinado justamente para cuidar de mim. “Moli, moli”!

Então vamos lá!

Sentar no chão, coluna ereta, pernas cruzadas, ombros relaxados... Ui! Incomodou o meu bumbum... Vamos tentar sentada em cima da cama... não sei se a coluna ficou muito encaixada e ereta... já ouvi falar que pode deitada, e já que estou em cima da cama...

Fecho os olhos e pronto, tô meditando! Tô meditando? Vixe! Que diacho de tantos pensamentos começaram a vir na minha mente? O coração até disparou... Foi como se todas as escolas de samba resolvessem entrar juntinhas, com suas baterias retumbantes em meus ouvidos.

Isso não parece nada fácil... E lembrar do meu perfil, que pensava ser o ideal?

Tento fixar a minha mente na imagem de uma vela... Mas a labareda não para quieta... vai apagar... apagou!

Mamãe havia sugerido pensar no Sagrado Coração de Jesus, pelo menos era estático... Mas como ele é mesmo? Levanto, vou no Google .. imagens... Escolho uma delas e volto a deitar... como é bonita essa imagem. Um coração vermelhinho com uns espinhos, meio tribais, torcidos e atravessados transversalmente, com uma labareda e uma cruz em cima... Hum, isso daria uma boa tatuagem... Onde? Com que tatuador eu faria? Será que já posso fazer? Tenho que fazer uns contatos urgentes.

Meditar, não me falaram que seria tão difícil...

Será que a hiperatividade feminina, que possibilita fazermos várias coisas ao mesmo tempo, está sentindo falta de entrar em ação? Poderia ir arrumar meu armário e meditar? Cozinhar, ver televisão, atender o telefone e meditar?

Uma vez uma professora de Yoga me disse que eu poderia fazer uma caminhada e meditar. Eu deveria concentrar nos passos e na respiração. Na inspiração imaginar que coisas boa entravam para minha vida e ao expirar, que expelia o que havia de ruim. Parecia muito interessante, mas não funcionou para mim, pois lá estava eu apegada às boas lembranças e tentando resolver as pendências negativas.

Só me restou, então, retornar a posição deitada, tentando relaxar todas as partes do corpo, começando pelo pé e subindo o foco até a cabeça. É impressionante que quando reparamos em cada parte do nosso corpo separadamente é que vemos o quanto estamos tensionados.

Depois disso concentrei-me na respiração. Inspirando, dilatando primeiramente a barriga, jogando o ar para a parte superior e, finalmente, passando o ar para encher meu peito. A expiração dá-se de forma inversa, esvaziando primeiramente o peito, depois a parte inferior e finalizando com o esvaziamento total do abdômen, imaginando o umbigo colar nas costas (Ui!).

Como eu sou brasileira e não desisto nunca, vou continuar nessa toada, pois achei que essa é a tática menos pior para mim. Então vamos lá! AAUUUMMMM....

6 comentários:

  1. minha mente tb não se conforma de não usar esse tempo "pra nada" rsrsr

    ResponderExcluir
  2. kkk não podemos "perder" tempo...

    ResponderExcluir
  3. Super me identifiquei! Peraí deixa ver se eu consigo meditar aqui enquanto leio o blog, vejo o facebook, leio umas aulas do estratégia... AUUUUMMMM
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk vc tem cara mesmo Dani de super-mega-hiperativa... kkkk
      eu acho que disfarço, não? rsrss

      Excluir
  4. MARANATHA em aramaico quer dizer " vem, senhor" Meditar na tradição do cristianismo, é usar o silencio para entrar em contato com Deus. Aprenda como fazer: - sente-se com a coluna ereta em quietude; silenciosamente repita a palavra oração MARANATHA. Ouça-a enquanto vai repetindo com suavidade, mas continuamente. Se vierem pensamentos ou imagens, considere- os como distração, volte apenas a repetir a palavra. Medite a cada manhã e a cada fim de tarde por cerca de 20 a 30 minutos. Fonte: Comunidade Mundial para Meditação Cristã.

    ResponderExcluir