sábado, 18 de maio de 2013

Quem tem medo de PET?


Com tantos pet shops por aí, a primeira coisa que vem a cabeça, em se tratando de PET, é a figura de um animalzinho de estimação. O visualizamos de tamanho pequeno (petit), dócil e inofensivo. Desses que qualquer um quer ter em seu colo. Quem teria medo desse PET?

Os ecológicos de plantão pensariam nas garrafas PET. Elas, depois de usadas e devidamente lavadas, diriam eles, ficariam perfeitas acomodadas no lixo reciclável. Essa PET (politereftalato de etileno) quem teria medo? Só se fosse o medo de poluir o planeta.

Porém o PET a que me refiro tem nome e sobrenome: PET/CT. PET é um exame que consta de uma tomografia por emissão de pósitrons e CT significa tomografia computadorizada. Esse PET, bem mais poderoso que os anteriores, é capaz de localizar tumores malignos e estudar o funcionamento de órgãos como o cérebro e o coração.

Fui fazer esse exame ontem, 17 de maio. Foi o terceiro da minha vida e nem vou dizer que espero que seja o último, pois ele em si, tadinho, nem é o vilão dessa história.

A minha “boa” memória é notável. Apesar de não ser incipiente no assunto, foi tudo meio novo para mim. Os outros exames do passado, nem tão passado assim, já havia os deletado todos da minha cabecinha.

Lembrava, porém, que envolvia veias. Essa informação, por si só, já me causa palpitações, mãos e pés gelados, além de esboçar um sorriso sem graça em meu rosto.

A furada é na mão. Dizem que pior do que na mão, só se fosse furada no pé. O mais curioso é que as histórias sempre podem piorar... Então não reclame!

Tento negociar com a enfermeira para não perder o costume:

- Não dá para furar na dobrinha do braço?

Eles me explicam que não dá porque depois que eu entrasse no “túnel” (sim, tem túnel envolvido) ficaria mais fácil de injetar a medicação. Não custou tentar.

O exame é realizado em jejum. Na noite anterior já tem que parar de comer coisas com açúcar, inclusive massas e carboidratos. Na manhã do exame, só água.

O tempo que leva para fazê-lo é de 3 horas de descanso na clínica (mesmo não estando cansada) e 30 minutos de exame propriamente dito.

Nas primeiras 3 horas não há muito o que fazer. Você, em um cubículo branco, sem nenhum atrativo, fica reclinada em uma poltrona, enquanto que a única coisa que se mexe são as gotas de soro entrando em sua veia. A dica é colocar o seu cérebro para funcionar e pensar só em coisas boas, pessoas, situações passadas, planos para o futuro... tudo bom! Vale também orações, preces, mentalizações, músicas (das calmas, por favor).

As minhas 3 horas passaram rápido. O que mais tenho é coisa boa para pensar. Ainda mais agora que escrevo esse blog, já aproveitei para escrever a próxima pauta em minha mente. O desafio foi passar para a tela quando cheguei em casa. Velha memória de guerra...

Os 30 minutos restantes e mais importantes: Vestida em um moletom bem confortável e quentinho, de meias e toquinha estava preparada para entrar no túnel.

Geralmente, para essas coisas, fecho os olhos. Dessa vez fiquei olhando tudo para poder contar para vocês.

O túnel não é muito longo. Eu, no alto dos meus 1,6 metros, não consigo ficar totalmente dentro dele. Quando o pé entra a cabeça já está saindo do outro lado. Então, os claustrofóbicos também não têm com o que se preocupar.

A uma certa altura do exame, injetam o contraste naquele tubinho que estava pregado na minha mão desde o início do negócio.

Depois que passou o exame, não me contive, perguntei se a enfermeira tinha algo contra mim. Teria feito algo ruim a ela em vidas passadas? Então porque ela injetou aquele contraste “com tudo”? Doeu viu? E eu, imediatamente, pedi para Maria segurar na minha mão, com cuidado para não apertar a agulhinha.  Ela segurou e parou de doer. Minha sorte!

Esse medicamento injetado esquenta o corpo, principalmente as partes íntimas. Fica tudo quentinho... bom...

Não preciso nem dizer que a sala de exame é um frigorífico, né?

É necessário ficar paradinha durante todo o exame. Mas para quem brincou de “Estátua” na infância, isso é moleza.

Exame encerrado é hora de tentar fazer uma investida com o médico para ver se descubro algo:

- Doutor, o senhor não pode falar nada do exame ainda, né? (Que otimismo!)

E para minha surpresa ele responde:

- Posso sim, seu exame está ótimo!

UUUUHHHUUUUU!!!!!

Sei que ainda tenho que aguardar uma análise mais detalhada, que ainda vou voltar no meu médico, que devo continuar com o tratamento... Mas o que importa é que meu exame está ótimo!

Então já posso tirar minha placa do bolso:




26 comentários:

  1. Yuhuuuu! Ate agora esse foi o meu texto favorito. Interessante todas essas engenhocas de hoje em dia, mas como vc mesma disse: Nao sao ela as vilas da historia. Que venham as engenhocas se for para alegrarem nossos dias com boas Noticias como a que nos deu agora.

    ResponderExcluir
  2. Êbaaaaa! Isso é que é uma notícia e tanto!!!
    Mas, sinceramente, acho que segurar a mão de Maria foi essencial nesse processo todo! Sabes o quanto gostamos de você e não poderíamos estar mais felizes por saber que tudo está ÓTIMO!!!
    m beijo carinhoso e muita tinta na caneta, queremos saber tudo!!!
    Cris Monice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cris!
      Eu tb estou exultante com a notícia!
      Nunca esqueço de Maria... Ela deve andar bem assoberbada comigo.
      Manterei vcs sempre bem informados... pode deixar!
      bjo

      Excluir
  3. Coração Divino de Jesus, Providenciai... Esta poderosa Jaculatória repetida ao longo de todo exame e a abençoada intercessão de nossa Mãe Santíssima nos deram a grande alegria ! Deus seja Louvado! Obs: não sou anônima, é que tentei muitas vezes e não consegui pelo Google. Sou a privilegiada Hilda, a rainha-mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida mãe! Essa nossa "equipe" é mesmo muito abençoada e poderosa. Vamo que vamo!!!!
      bjos

      Excluir
  4. Que noticia maravilhosa querida amiga!!!! Já comecei a gostar desse tal de pet rsrs...estou muitoooo feliz por ter corrido tudo bem no exame, embora que eu também JÁ SABIAAAAA!!! Hehhehe ... Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vc né amiga Kharen? Estou desenvolvendo a técnica de desvendar enigmas... bjos

      Excluir
  5. vou pendurar minha plaquinha aqui também: Eu sempre soube! rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs
      Estou cercada de amigas de fé! e muito boas camaradas!
      bjos amiga!

      Excluir
  6. Fui eu sim que publiquei lá em cima querida amiga! A partir de agora vou assinar um K! Apesar de que acho que as tuas habilidades em enigmas estão com tudo! Rsrs ... Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Que legal, Stella! Muito feliz por você! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi linda,
    To muito feliz, pelo exame está tudo otimo, vc é muito ungida,que o Espirito Santo derrame muitas bençãos sobre vc e toda sua familia, vc é especial e de muita fé.bjs-Vânia

    ResponderExcluir
  9. Querida, como pude pular este post???? O melhor deles, pois traz uma notícia MARAVILHOSA! Posso sentir a alegria que tomou conta de todos, e ver o sorriso nos lábios dos meus tios queridos e de todos vocês. Que bom prima! Eu estou aqui, distante alguns quilômetros, mas tão pertinho.... Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, foi muito dificil encontrar essa "entrada de comentário". Sábia decisão a tua pois o incauto navegador vai lendo, vai lendo e, não mais que de repente, chega à postagem. Como ainda não tenho passaporte para postar em meu próprio nome, vou de Anônimo Veneziano mas trata-se de teu tio, da linhagem Ver-Vallen, todos juramentados à casa dos Cruz (Cross House).
    O texto é ótimo e o bom humor é contagiante, o estilo é aramáico-futurístico. Para mim, PET lebra refrigerante, aquelas garrafas ultrapassadas. Mas vamos e venhamos e tornemos a voltar: esse blog é ramo do outro ou tem vida própria? Desde o Big Bang não houve maior dúvida a eesclarecer. Um cheiro do tio de sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bjo tio querido!
      o senhor sempre me alegra em todos os estilos... rsrs

      Excluir
  11. Louvado seja Deus, Jesus Cristo, Maria Santíssima, todos os Anjos e Santos!
    Que noticia maravilhosa! Ainda hoje estive visitando seu blog, mas não vi nada sobre esta benção, Arlindo que me disse agora, então me apressei a vir me congratular com você, Angelo, João, Mario, Hilda e toda a legião de parentes e amigos que como eu estão vibrando, felizes e agradecidos.
    Como você disse, eu também, dento de mim, JÁ SABIA, há pouco em meu quarto num curto "nap" tive uma visão onde seu rosto aparecia em frente ao sol e eu dizia "Bom dia Sunshine"! O sol está brilhando outra vez em sua vida e todas as sombras se dissiparam.
    Alegria, alegria e muita FÉ que os próximos passos serão mais fáceis de serem vencidos. Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tia Ana! É isso mesmo, sinto-me assim, iluminada por poder continuar minha caminhada... obrigada querida! bjo

      Excluir